Agência de viagem

Hoje eu não vou ao salão, tenho que começar resolver os assuntos da viagem. A Nice e a Neide vão segurar por mim, eu confio nelas. A Nice é minha amiga de infância e a Neide foi minha colega no ensino médio. Eu não fiz a graduação, não tenho tempo,tive que trabalhar. Quantas pessoas aqui no mundo não fizeram nem a 5ª serie são milionários? Aquele autor ameriacano Keanu Reeve desistiu na 6ªserie, agora é podre de rico, ele tem visão, eu não vou morrer pobre não. Eu aprendi na escolinha da igreja que o nosso Deus é rico. Porquê que eu vou ser pobre? Eu não sou pobre não. Vou ligar para as brasileiras portuguesas. Vou ligar pra Juliana ela é daqui do Salvador, está la há 4 anos, foi ela que me deu a dica. Se a família do meu pai não fosse racista, eles mesmo me fariam a carta de chamada. Mas a Ju é que vai fazer uma carta de chamada pra mim. Aquele bastardo do irmão do meu pai, finge que não conhece o meu pai, só por casar com uma negra. Eu sempre perguntei ao pai o porquê que ele nunca pediu a nossa nacionalidade? Eu admiro a acomodação do meu pai. Esquece,vou ligar para Ju.

_Oi Ju! Como estão ai?

_Olá. Carolzinha, olha eu não fiz a reserva pra você no hotel, mas eu vou enviar a carta de chamada, como eu estivesse te convidando, o documento da minha casa,enviei o termo de responsabilidade reconhecido no notário António Amaral Marques daqui de Aveiro. Mas se não quiseres pede no teu pai ele é daqui ue.

_Menina, obrigada ai, mas eu não vou pedir ao pai, porquê ele não quer que eu vá na terra dele. E ele não nos deu a nacionalidade dele, muita coisa misturada. Estou dar aqui uma olhada no meu email.

_Ah, também tem ai o meu titulo de residência e o comprovativo de subsistência.

_Menina, gratidão. Te amo linda.

_Beijo, qualquer coisa me dá um toque.

_Esta bem, pode deixar.

Fui numa reprografia imprimi os documentos juntos com os meus. Encontrei uma agencia de viagem aqui mesmo do Brasil está no Rio, melhor no rio, não acredito em nada dessa terra. Rio de Janeiro é mais chick. Enviei os documentos necessários, é para visto de turista. Enviei os meus documentos e da Juliana, me pediram 500 reais pra os documentos e, la como é organizada, me disseram que tudo vai dar certo, eles são de confiança. Paguei 1814 reais ida e volta, mas isto é só uma simulação, eu nunca vou voltar mesmo. Tenho tédio de Salvador. Disseram- me que após de duas semana poderei viajar.

já passaram duas semanas. Portugal me espera...Hoje tenho que ir ao banco para ir levantar todo o meu dinheiro e cambiar.

_Mãe, Ó mae!

_Diz filha.

_Eu vou para o banco levantar tudo porque no fim de semana eu vou me embora.

_Mas filha, não está ser rápido não?

_ Vixe mãe, eu tenho pressa, daqui há pouco já são 30 anos. A Jú disse-me que está quase dar entrada da casa dela, e que está namorando com um branco português. O salário dela é 1500 euros, que aqui equivale a 8273 reias. Você já viu mae? É muita grana mãe. Eu vou abrir uma cozinha pra você,epra o papai uma oficina. São muitos planos. Ate que enfim Deus, vou sair daqui, Salvador nunca mais...

_ Filha eu sou português e não acredito que isso existe.

_Pai, há quanto tempo você está desligado de Portugal há 40 anos. Até o Ngola que é o primeiro nem conhece la. Ngola é o meu irmão mais velho, este nome é angolano por causa dos bisavós da minha mãe.

A minha mãe diz que a avó dela dizia que Ngola significa pedaço de ferro, vem do kimbundu,língua de Angola. E o meu nome é misturado Carolina significa mulher do povo, é um nome latino. E Ana que significa graça e favor, é um nome Hebraico, mas os portugueses usam muito, é o nome da minha avó portuguesa.

_Filha, a Guilhermina tem razão faz com calma. Prepara-te melhor. O Portugal é o país mais pobre da Europa, eu não acredito que nestes empregos pagam € 1500.

_ Pai, nesta terra já fazem muita macumbaria. Pára! Os espíritos do mau vão ouvir.Eu vou vencer em Portugal.

Sai e fui para o banco levantei todo dinheiro, coloquei na minha bolsa. Sai do banco, fui para o autocarro, no ônibus não, eu estou levar muito dinheiro. Fiquei sentada ao lado de uma negrinha, eu só tenho um problema quando subo no carro, em qualquer tipo de carro eu adormeço. Acordei, quando o cobrador perguntou quem vai parar em Brotas, eu vivo em Brotas. Pego na minha bolsa, e ponho a minha mão direita por dentro pra tirar os óculos de sol, não encontro o envelope de dinheiro, e já tinha duas pessoas que desceram.Meu Deus!

_Quem roubou o meu dinheiro? Eu tinha dinheiro aqui na minha pasta. ALGUÉM ROUBOU O MEU_Falei aos berros, só senti, a minha pressão está cair, olho para aqueles que já saíram, a negrinha do meu lado me concetra do lado de fora e começou correndo.

_Me ajuda, pega a ladra. Pegam ela, ela está levando o meu dinheiro. É a minha vida esse dinheiro.

Os que estavam ao lado dela, não ouviam a minha voz fina, um carro preto pequeno parou e ela subiu. Escapou de mim. Eu estou exausta, a minha pressão está muito baixa. Só assustei que estou com adesivos no pulso e no hospital

_Você acordou filha?_ A minha mãe encostou-se a mim, e deu-me um abraço. O meu pai sentado na cadeira com cara de preocupação, veio até a mim e deu um beijo na minha testa.

_ Mãe me roubaram toda minha economia. _ Falei com lagrimas nos olhos e a voz soluçando.

_ Prontos, não chora, a pressão está recuperar.

_ Eu vou ligar na agência pra adiar a viagem Eu estou achar estranho, eles também não enviaram as passagens. Peço o telefone na minha mãe e ligo, o numero está desligado. Com a minha teimosia ligo de novo, mas a chamada é desviada, atende outra pessoa.

_ Alô, é a agência viajamos para o mundo?

_ O quê ? Menina este numero é da Janaína. Não é agência não...Era só que me faltava, agora fico agência de viagem. Eu nunca saí de Salvador. Eu nunca viajei menina.

_ Não é ?Aí meu Deus.

_ Menina, tu é burra? Eu estou com este numero há 14 anos. Que agência é está? Se te deram golpe não é comigo não. Passar bem...

_ Pai e mãe,eu fui roubada. Eu fui roubada_ Os meus pais me abraçaram e me consolaram. Que dia de azar! EU ESTOU VER O CAPETA PELADO. O QUE EU FAÇO?

Leia este capítulo gratuitamente no aplicativo >

Capítulos relacionados

Último capítulo