Procurando emprego

Ana Carolina

Ontem depois de combinar com a Janaína sobre o quarto, ela hoje ligou para mim,e disse-me que encontrou um quarto. Liguei ao Senhorio para combinarmos um encontro amanhã. A Janaína pediu ao chefe dela para irmos a Junta freguesia de Glória e Vera Cruz pra tratarmos um atestado de residência pra eu abrir a conta no Novo banco, ainda bem que é grátis. Liguei para Juliana,mas desde que eu cheguei ela não atende. Agora é que estou a ver como as coisas são...Quando estás no Brasil muitos brasileiros publicam no youtube que aqui é fácil,mas estou a desconfiar que só querem seguidores. E a Juliana que me mentiu que o salário era €1500, vixi, tudo só pra aparecer. A Janaína contou que ela recebe só 700 e tal.Vou me apressar, aqui às instituições abrem às 9h, tenho que tratar o atestado de residência, NIF e segurança social. Vou aproveitar a Janaína para ser minha testemunha, eu até nem acreditava que o rude do chefe dela poderia lhe despensar para me ajudar.

_ Amiga eu gradeço pelo favor que tens feito por mim.Puxas, você é mesmo Best friend.

_ Carolzinha,nem precisa agradecer, somos conterrâneas e amigas,pra isso que servimos. E aí,ligaste para Juliana?

_ Olha ela nem me atendeu. Ontem quando saíste do hotel, eu deixei mensagem no W******p mas ela nem escreveu. Assim está ocupada.

_Olha, vou te dizer algo Carol, enquanto estiveres aqui, não conta muito com ela. Ela só faz publicidades no F******k que está bem para as pessoas pensarem que ela está bem, mas te digo a realidade não é fácil ser estrangeiro. Muitos de nós estamos a lutar, eu até já consegui o meu titulo em um ano, mas aqui trabalha-se muito, vem a nostalgia da família, uns até dão se bem por causa dos estudos, mas a maior parte só começa aqui por causa do documento e depois pra ir pra outros paises da Europa,com melhor salario mínimo. O homem português não se cansa de trabalhar... Mas o meu chefe é uma excelente pessoa, embora que tem uma mãe maldosa e uma quase namorada mejeira.

_ Mas isso não é para eu ter medo? Vou te contar Janaína, não gostei do teu chefe não. Ele é todo bonito, cabelos pretos, mas é um babaca e desarrumado.

_Não, ele é bom. E não é pra ter medo, é pra você aprender a suportar e ter fé. Aqui eu tenho ido à igreja aos domingos, sem Deus é complicado. Todos pensam que vieste ganhar na lotaria, com as lutas por viver aqui você aprende orando.

Entramos na Junta freguesia, tratamos o atestado de residência, depois fomos na loja do cidadão, onde tratamos o NIF e Segurança social, Amanhã vou pegar o atestado já tenho o NIF e o NIS, e depois é só abrir a conta, sair daí, acertar do quarto e procurar emprego nos shoppings.

A Janaína me levou no bar do Miguel porque ela queria que eu comece lá,e ela também poderia trabalhar. Puxas, a Janaína tem se tornado um anjo em minha vida.

Miguel Torres

Hoje acordei as 6h fui correr, cheguei em casa tomei um banho vesti e fui ao trabalho. Eu chego sempre cedo pra orientar o cardápio nas cozinheiras.

Às 8:30h Janaína pediu-me uma folga no período da manhã, ela disse-me que queria ajudar aquela brasileira linguaruda, eu a despensei, é por uma justa causa.

O bar ficou super lotado no pequeno almoço e no almoço, agora este bar ficou internacional. Tem comidas portuguesas, brasileiras e venezuelanas. Saí do meu escritório para ajudar os meus funcionários, quando olho na porta de entrada, vejo a brasileira a entrar com a Janaína. Aqui as meninas no tempo da primavera e Verão andam semi nuas, mas eu acho que ela está exagerando. A Janaína indicou uma mesa cujo estavam levantar um casal de idoso pra ela sentar-se, ela deu-me uma olhada, vejo que ela não esqueceu-se do nosso pequeno desentendimento. Vou la na mesa dela saber o que ela quer.

_ Olá, em que posso ajudar menina?_ Ela olhou para minha cara como alguém que estava cheia de raiva. Ontem ela chamou-me atenção para que eu não a chamasse de menina.

_ Bom dia, quero que o menino traga uma soupa de batata e picanha com arroz, saladas e batatas fritas.

_ Ok, ao seu dispor.

Não demorou 20 minutos a sua comida estava pronta, a Janaína levou a comida dela. Não acredito, aí vem a dor de cabeça, a minha mãe e a Maria apareceram, isso não vai terminar bem. A minha mãe veio em direção ao balcão e puxou nas minhas bochechas para cumprimentar-me. Que vergonha! Será que ela não vê que eu cresci? Eu sempre digo a Maria para arranjar um emprego, ela segue a minha mãe parece uma segurança,

_ Meu bebê! Como tu estás? Tens te tratado bem?

_Mãe, os meus clientes estão a ver...

_ Aí, que se lixa. Fogo...

_Olá Maria.

_ Então, está cheio aqui.

_ Exatamente, podem sentarem-se aqui por favor. _ Elas sentaram-se. Estava tudo bem até as 6:30 da noite, quando a Ana Carolina levantou-se para se exibir com aquele calção revelador e a sua blusinha, indo directamente para o balçao falar comigo.As coisas começaram a esquentar...A minha mãe estava a ferver por dentro, eu sei quando ela está nervosa, ela não para de movimentar as mãos direita.

_ Maria, quem é aquela que está sussurrar nas orelhas do meu Miguel?

_Ela é negra, só pode ser africana ou brasileira.

_ Aí, eu não gosto das brasileiras, são muito atiradas para o meu gosto. Eu vou até lá.

_ Eu acompanho-te Marta.

Voltando na cena que a Ana Carolina atuava, ela estava praticamente sussurrando nos meus ouvidos, que menina atrevida...

_ Oi, Miguel,eu quero cantar no teu bar posso_ Ela fez beicinho e a sua voz era sensual.

_ Não, porque eu já tenho o músico pra hoje. Olha ele vem aí. Fala com ele se podes ou não, mas eu não quero desafinadas no meu bar.

_Como você é irritante.

_ Eu já vi que você adora.

_Adorar o quê? Nem fazes o meu estilo.

_ Então porquê que te ofereces?

_ Você está pensando que sou uma qualquer?_ Depois da Ana Carolina ter-me feito a pergunta, a minha mãe respondeu diretamente.

_ Ele não acha. És uma qualquer. Não vês o teu vestuário de nudes?

_ Não, isso não pode acontecer comigo. Vovozinha, a conversa não é com a senhora não.

_ Vovozinha eu? Chama-me por menina_ Ana Carolina deu uma gargalhada enorme por causa da resposta da minha mãe.

_ Eu farei queixas na polícia. Direi para policia que a menina faltou-me com respeito, e não sei se a menina reparou, eu sou idosa. Espero que tenhas condições financeiras pra pagar-me uma multa?

_ Está me ameaçando? Ainda bem que concluiste que és idosa. _ A minha mãe queria dizer mais algo mais eu a parei.

_ Mãe chega!

_ Eu já te falei, esse bar poderia proibir certas entradas de estrangeiros.

_ Olha mãe,vai sentar-se. Maria tu também podes acompanhá-la. Ana Carolina Este é o Eduardo fala com ele para dar-te só uma musica e mais nada.

_ ok, obrigada Miguel.

A Ana Carolina foi falar com Miguel, ela cantou uma música brasileira com titulo 'Velha infancia' grupo tribalista. Eu já ouvia muito no inicio da minha juventude.

Você é assim

Um sonho pra mim

E quando eu não te vejo

Eu penso em você

Desde o amanhecer

Até quando eu me deito

Eu gosto de você

E gosto de ficar com você

Meu riso é tão feliz contigo

O meu melhor amigo é o meu amor

E a gente canta

E a gente dança

E a gente não se cansa

De ser criança...

Ana Carolina

Depois que o Eduardo aceitou eu cantar, eu fiz um dueto com ele, cantamos música de Jota Quest " Só hoje". Foi uma maravilha. As bruxas portuguesas escaparam me jogar no caldeirão. Olhei para o Miguel, não gostei da cara dele, parecia sentir ciúmes do Eduardo. Esperei a Janaína, fomos juntas. Hoje fui eu quem foi no quarto dela para conversar, ela começou a contar algo que mãe do Miguel com aquela branca sem sal aprontaram com ela, deduzi que a bruxa mãe não gosta quem se aproxima do filho, e quer jogar a branquela nas mãos do Miguel. Perguntei o porquê que ele não tem família, segundo a Janaína, ele disse que não tem tempo pra formar família. E eu me perguntei: _Será que ele é gay? _Vixi os brancos portugueses são estranhos. O meu pai é o único diferente.

Fui para o hotel, tomei um banho e dormi. Amanhã acordarei muito cedo para ir abrir a conta bancaria e procurar emprego. Entrei em alguns grupos de brasileiros que estão a viver cá, e marquei com uma que esta interessada a me empregar.

Leia este capítulo gratuitamente no aplicativo >

Capítulos relacionados

Último capítulo