A Viagem

Ana Carolina

Amanhã será o dia que me livrarei de Salvador, organizei muito bem as minhas roupas numa mala pequena, a Juliana disse-me que não é necessário levar muitas roupas, como era Primavera, disse para levar roupas para o calor.A minha mãe e o meu pai estão acanhados,mas eu já ouvi uma minha amiga da igreja envagelica dizendo que na bíblia Deus disse deixará pai e mãe pra se unir a um homem entre outros... Eu também sou ignorante espiritual, não sei nada sobre a Bíblia, cresci na igreja católica e nunca entendi o padre.

_Carolzinha, estou preparando uma carne assada com uma feijoada pra despedida. Dá um abraço minha bebé.

_ Eu sentirei muita saudade de vocês.

_ Nós também minha princesa. Eu amo-te.

_ Eu vos amo pai e mãe.

Naquele momento cheio de emoção, oiço alguém pedindo licença, desconfio que é a bruxa da minha tia Francisca, outra que eu não suporto, sempre faz comparações entre mim e a filha dela Mariquinha. Onde já se viu, eu toda poderosa, com essa bunda enorme e seios avantagiosos...Ninguém te mente a junção de um espermatozóide e ovulo de negros e brancos, resulta num ser perfeito. Eu sou poderosa! A minha mãe e o meu pai foram receber a bruxa, ela é uma umbanda, a que ficou com a coragem de seguir a religião dos antepassados, aquilo é estranho para mim, eu sempre desconfiei dela, por isso até hoje não caso. Anos atrás ela vinha sempre em casa para obrigar a minha família frequentar essa religião, mas quando o meu pai apercebeu-se que ela nos levou pra lá, o meu pai proibiu ela de nos levar pra la, e fomos para Católica.Essa bruxa ate búzios lança. Sempre desnconfiei dela... A minha mãe foi ao quarto chamar-me, ela sempre quando vem aqui, tem que me ver para chamar-me atenção. Que raiva! E o que dá mais raiva é que a minha mãe treme ela.

_ A sua tia está chamar Carolzinha.

_ Mãe, fala na bruxa que não estou.

_ Não fala assim Carol, a minha irmã não é bruxa. Pára com isso, isto é pra trazer desunião na minha família.

_ Está bem eu vou. Chata...

Fui para sala com cara trancada,encontrei-a sentada no cadeirão. O meu pai saiu e foi para o quarto, o pai também não a engole. Insuportável!

_ Senta ai moçinha. A tua cunhada me disse que você vai para Portugal.

_ comcerteza. E o que a Senhora tem haver com isto?_Meu Deus, a minha cara de pau receberá um dia um grammy.

_ Filha! _ Minha mãe deu-me uma advertência.

_ Tia, porquê que não vai procurar o pai do filho da Mariquinha? Pára de se meter onde não é chamada, a minha mãe nunca foi para a sua casa para pôr o dedo na farinha.

_ Guilhermina, essa sua filha está me faltar com respeito. Olha que eu te bato essas horas. _ Ela me pega no pescoço, eu não recuei com medo. Eu sou muito atrevida, já tenho desconfiado dos orixás que ela tem adorado é que têm atrapalhado a minha vida. A minha mãe tem origem africana, mas sempre desconfiei das tradições africanas, não entendo de Deus porque sempre fui preguiçosa de ir a igreja católica, os padres falam um português que está no dicionário e sempre acabo por dormir, mas a minha amiga da Envagélica me dizia que com Jesus não é necessário usar mais nada ou seja nenhum objecto para adorar, era só confessar na oração e outras coisas que esqueci...

Orixás-são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs. Eles podem ser: Exú, Ogun,Omulu,Xapanã ou Abaluaiê, Xangô etc...

Exú- As lendas africanas trazidas pelo povo iorua colocam Exú como diabinho levado, e no sincretismo católico, esse orixá foi associado ao demônio.

_ Tira as mãos de mim, eu vou me embora sim. E eu estou amando, nunca mais vou ver a sua cara e essas suas roupas brancas e missangas.

_Me respeita moçinha, eu herdei essa religião do meu povo africano, do teu povo. E tenho orgulho. E pra saberes, umbanda- é uma religião afro-brasileira, e os cultos são com orixás sim, temos orgulho do nosso fundador Zélio Moraes e adoramos sem nos cansar do nosso São Gonçalo. Você mocinha as tuas origens são de Africa. E eu já estou a ver na minha visão, você vai voltar sim aqui no Brasil, grávida e abandonada por conterrâneo do teu pai, você vai viver o pão que o diabo amassou.

_ Eu nunca, tia Francisca, isto tudo vai voltar para os teus filhos. Eu me tornarei grande gente em Portugal, vou ser uma grande empresária,terei o salão cabeleireiro mais famoso de Aveiro, e escreve o que te falo. Agora eu estou desfiando o teu santinho.

_ Filha, não faça isso. Respeita as nossas tradições.

_ A minha não mãe. A minha tradição é da terra do meu pai, onde farei a minha vida.

_ Filha, assim não. Desculpa mana.

_Deixa Guilhermina, eu um dia virei perguntar para essa malcriada, restante de colono.

_ Saia daqui, você não é bem vinda Tia Xica. _Ela saiu de casa, a minha mãe entrou e deu-me um tapa na cara. Eu não acreditei, mas eu só falei verdade para ela. O meu pai saiú e não disse algo, como sempre ele é muito calmo. Eu se fosse a primeira filha, e não o meu irmão Ngola, eu já iria pôr o meu pai a se movimentar para tratar as nossas nacionalidades portuguesas.

_ Respeita a minha família. _Fiquei calada sem responder, eu sabia que viria mais uma...

Não respondo, coloquei mesmo a bruxa dos orixás no lugar dela, eu não precisarei dela mesmo, eu vou brilhar. Chamei a Nice para tratar o meu cabelo e fazer as minhas unhas. Acabamos tarde. Descansei um pouco poderia viajar às 10h, três horas antes tinha que ir para o aeroporto Luís Eduardo,o meu irmão apareceu para me levar no aeroporto juntamente com os meus pais para nos despedirmos, a minha mãe pediu-me desculpa pelo tapa, os abracei, choramos, dei o último adeus, que nostalgia, mas eu sou forte, nada de coração banana. Fiz o check in e subi no avião, fui para classe económica mas tirei muitas fotografias para colocar no meu I*******m, F******k e W******p, essas fotos servirão para dar gula a Taína e a Taís, duas cascaveis.

Cheguei na cidade do Porto, do Porto apanhei o autocarro para Aveiro, a Juliana já tinha reservado um hotel, parei no hotel Aveiro venter por noite €125, esse é caro, mas eu mereço. Eu estava rica de mais... Agora vou tomar um banho e descansar, amanhã compras...

Leia este capítulo gratuitamente no aplicativo >

Capítulos relacionados

Último capítulo