Início / Romance / Conectados Através Do Amor / A universidade dos sonhos
A universidade dos sonhos

Os alunos foram convidados para o auditório da universidade. No palco estava o mestre de cerimônia, Leonard Hatori, que dava início ao ato solene.

“Boa noite a todos. Saúdo a todas as autoridades que compõe para este feito, e a todos os alunos aqui presentes. É motivo de muita alegria, receber os novos alunos. Agradecemos a todos os discentes, que ousou a romper os desafios pós-pandemia. Também peço a todos que saudamos o Thomas Hofstadter, com grandes aplausos; responsável por iniciar e executar esse projeto significativo.

Diante de um cenário tão ofensivo, após anos de pandemia e sucessivos cortes de verbas, a universidade NYU vive um momento de reconstrução e possui muitos desafios. Afinal, a pandemia afligiu o corpo pedagógico, em quase dois anos de afastamento, total ou parcial do ambiente escolar. Nesse período, os alunos e professores tiveram de aclimar-se a atividades remotas.

Porém, a universidade NYU não ficou para atrás. Graças ao projeto elaborado pelo filantropo, Thomas Hofstadter. Ele e seus colaboradores liberaram verbas, sem fins lucrativos, para que todos os programas de estudos sejam oferecidos pela universidade. Com o objetivo de transformar a sociedade, através da educação, de maneira mais democrática. Pois, a educação é único caminho para emancipar o homem, possibilitando oportunidades para um mundo melhor. É por meio de um ensino de qualidade, que se formam indivíduos conscientes, capazes de ler o mundo e transformá-lo.

            Para alcançar a bolsa, o critério era único: o aluno ser protagonista da sua jornada. A universidade NYU oferece uma pluralidade de matérias, nas áreas de Humanas e Ciências, e cursos de Direito, Medicina, Artes, Administração Pública, Engenharia, entre outros. Portanto, a universidade acredita na singularidade de cada aluno. Acreditamos que os alunos devem colocar as “mãos na massa”, com o objetivo de associar o ensino à inovação...”

O cerimonialista apresentou a universidade NYU; o objetivo do filantropo desenvolver este projeto; e o principal motivo deste evento - a nomeação para os alunos que prestaram e passaram do terceiro ao primeiro lugar, com a maior nota. - Sendo eles: Gláucia Morais, terceiro lugar em engenharia; Makeda Abebe, segundo lugar em direito; e Chelsea Jones, primeiro lugar em medicina.

Após a saudação, o Thomas Hofstadter foi convidado ao subir no palco e começou o seu discurso. Primeiramente, cumprimentou formalmente o auditório. Ele estava elegante, com smoking cinza, composto de um paletó e camisa branca e uma gravata borboleta. Enquanto isso, os professores que correspondiam às modalidades de cada curso, já estavam também no palco para dar as boas-vindas aos novos alunos.

“... Tive o intuito de reconstruir esse cenário da educação, pós-pandemia. Não pensei apenas no projeto, mas o executei. Com toda nossa solidariedade, investi na educação. Pois, sei da sua importância e de como ela influencia na sociedade e na economia. Queria oferecer uma nova oportunidade de vida para todas as pessoas. Sem exceção, as bolsas foram concedidas...”

À medida que o Thomas continuava seu discurso, ele percebeu o deboche na conduta do Enzo. Seu sobrinho demostrava-se indignado com as verbas liberadas para os bolsistas e profundamente incomodado com toda aquela formalidade. Ele sentou-se na segunda fileira do auditório, ao lado da sua ex-namorada Norah.

— Po**a! — suspirou irritado. — Ah, brincadeira. Venho para o primeiro dia de aula e sou obrigado a ficar neste auditório vendo essa palhaçada. Que se danem esses bolsistas! — disse rispidamente.

Tyler e sua noiva, Yuna, estavam sentados no banco da frente, pois estavam acompanhando o Thomas. Ela ficou indignada com a fala de Enzo, virou-se para trás e o olhou fixamente: 

— Enzo, tenha modos! O Tyler já me contou tudo, sobre a reunião do conselho. Um comportamento inadequado, só piorará as coisas para o seu lado. Seja respeitoso com o próximo.

— Que saco, Yuna. — revirou os olhos. — Até você!

Logo, o Tyler tomou partido da discussão e o reprendeu:

— Quando você irá amadurecer? Tem consciência que o nosso tio já perdeu toda a paciência com você? 

— O que houve? — perguntou Norah, pois ela não sabia das mudanças que o conselho havia feito. 

— Você quer saber o que aconteceu? — Enzo fez uma pergunta retórica. O rosto da Norah já demonstrava sua curiosidade. — O meu tio deseja comprar a minha parte da empresa. E para piorar, na próxima semana, começo a trabalhar na parte burocrática da empresa.

— Sério? Que tédio! — afirmou à loira, com futilidade.

Então, Yuna virou-se novamente:

— Enzo, você não é uma criança para ficarmos chamando a sua atenção. Aprenda a respeitar quando o outro está falando.

— Está bem, cunhadinha! — ele mandou um beijinho irônico para Yuna. 

— Nossa, Tyler. Conversa com seu irmão, tudo tem um limite. — estava irritada, mas se voltou ao discurso de Thomas.

“Mesmo nesse cenário de dificuldades, quero honrar e agradecer a coragem de ultrapassarem seus limites e acreditaram na educação. O futuro está cheio de oportunidades, e cada um de nós tem um papel a contribuir positivamente para nossa sociedade. O mundo está esperando por nós, e estou confiante de que cada um de vocês fará uma marca única e significativa. Parabéns por alcançar este marco tão importante. Obrigado a todos que escolheram a universidade NYU, e boa sorte nesta jornada. Agora, destacarei os nomes dos três primeiros colocados, notabilizando-se com as pontuações mais altas!...”

Em terceiro lugar, prestando para engenharia, ficou a brasileira, Glaucia Morais. Ela foi até o Thomas receber buquê de flores e o certificado sobre sua colocação. Em segundo lugar, prestando para direito, ficou a etíope, Makeda Abebe. Assim que ela subiu ao palco, sentiu um olhar de reprovação de Enzo.

— Uma mulher negra em segundo lugar? Os bolsistas brancos deveriam ter vergonha de perder para ela. — ele estava sendo completamente preconceituoso e desrespeitoso. A Makeda Abebe sabia que sua trajetória como imigrante, seria algo desafiador, contudo, enfrentou todas as barreiras e ali estava.

Tyler o intimou novamente. Só que dessa vez, disse mais sério:

— Enzo, se você não calar a sua boca, farei questão de relatar tudo ao nosso tio. Mesmo você sendo o meu irmão, abrirei uma denúncia contra você.

— ‘Tá’, parei maninho. — debochou com sorriso no canto dos lábios. — Vamos ver quem é o próximo bolsista.

Enzo resolveu silenciar-se e prestar atenção no discurso de seu tio:

— Em primeiro lugar, prestando para medicina, Chelsea Jones.

Durante o tempo em que Thomas anunciava o nome de Chelsea Jones, os olhos de Enzo fitaram na moça. Todavia, não foi apenas ele que se atentou pela presença dela.

Continue lendo no Buenovela
Digitalize o código para baixar o App

Capítulos relacionados

Último capítulo

Digitalize o código para ler no App