Início / Romance / Maldita Promessa / Informações/ Prólogo
Maldita Promessa
Maldita Promessa
Por: Nelma de Paula
Informações/ Prólogo

Informações ao leitor

O Município de Minaçu, está localizado no extremo norte do estado de Goiás. Pertencente a bacia hidrográfica do Rio Tocantins, o município abriga as usinas hidrelétrica de Serra da Mesa, uma das maiores do país, e a de Cana Brava. Com a instalação das usinas a cidade viveu um crescimento vertiginoso e o fortalecimento da indústria, comércio, turismo e lazer.

Além disso, Minaçu possui a maior mina de amianto do país e sua extração tornou o município um dos mais ricos do Estado de Goiás. E daí vem o nome Minaçu que significa Mina Grande.

No ano de 2017, por meio de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a extração, produção, venda e uso do amianto foram proibidos em território brasileiro devido aos riscos nocivos à saúde humana. A paralisação das atividades gerou prejuízos da ordem de mais de R$ 10 milhões à mineradora responsável, além da perda de inúmeros postos de trabalho para o município. Em julho de 2019 a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou uma lei que autorizou a retomada das atividades no estado com fins exclusivos para exportação.

É sabido que o município viveu momentos. difíceis, uma vez que possuía grande parte de sua receita baseada na mineração, tendo que redirecionar sua atividade vocacional para outras áreas como turismo e lazer. Ressalta a autora que, embora a história tenha se utilizado da crise econômica vivida no município, esta é uma obra de ficção, baseada na livre criação artística e que momentos descritos na história não retratam fielmente os fatos vividos pela população minaçuense, a quem a autora tem admiração e respeito. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.

Prólogo

Campinaçu - Goiás - Março de 2017.

Gabriela não podia acreditar que depois de 10 anos voltava às suas origens da pior forma possível. Ela havia ido embora de Minaçu com o coração em frangalhos e jurara nunca mais pisar naquele lugar. Porém o destino mais uma vez brincava com ela e a fazia voltar da mesma forma com que se foi: com o coração em frangalhos... E o pior? Pela mesma pessoa! Não dava para acreditar... Ela agora estava parada na beira da estrada com seu carro estragado.

 Já era noite e sua amada Tucson 2.0 havia a deixado na mão. O carro talvez tivesse dado sinais de superaquecimento do motor, mas ela estava tão absorta em seus pensamentos que nem percebera. Afinal, ela estava voltando para sua cidade natal para recuperar, pela segunda vez, o amor de sua vida que novamente estava sendo roubado por Janecelly. A sua ex amiga Jane.

Ali sentada à espera do guincho começou a recapitular a sua vida e viu passar um filme em sua mente.

Leia este capítulo gratuitamente no aplicativo >
capítulo anteriorpróximo capítulo

Capítulos relacionados

Último capítulo