Pagando o Preço - Vanessa Matos
Apertando o botão do lado direito da porta do elevador, de modo a chamá-lo, Maria Fabiane ficou observando como eram as paredes daquele lugar, visto que elas eram pintadas e apresentavam uma textura, o que deixava o ambiente ainda mais elegante. Para preencher os pequenos espaços, ela observou que foram distribuídas algumas mesinhas, sobre as quais tinham alguns vasos de flores, como copo de leite, que deixavam aquele espaço com um toque de luxo.
Quando o elevador chegou, ela observou que as portas deslizaram entre si, permitindo a sua entrada naquele veículo que era muito espaçoso e tinha um enorme espelho para que os usuários pudessem conferir o seu visual de forma completa. Cerca de alguns segundos depois, Maria Fabiane percebeu que o elevador havia parado, e quando ele abriu as portas, ela olhou para a frente e viu que tinha chegado ao andar em que estava o apartamento que ela gostaria de comprar. Depois que ela deu alguns passos a frente, ela avistou um longo corredor, que inicialmente estava escuro, mas conforme ela foi caminhando por ele e vendo as portas dos demais apartamentos, as luzes, que eram embutidas no teto, foram se acendendo até que ela chegou e parou em frente ao apartamento, cuja porta se encontrava aberta, e depois que ela estendeu o seu braço a fim de bater na madeira e emitir um som para chamar a atenção do corretor, ela logo veio, e cumprimentando-a com um aperto de mão, conduziu Maria Fabiane para o interior do apartamento, onde ele começou a mostrar todos os cômodos, bem como os detalhes que valorizavam o imóvel. E quando Maria Fabiane chegou perto da janela da sala, ela observou a imensa e linda vista que o vigésimo segundo andar lhe proporcionava, com diversos outros prédios, com fachadas espelhadas e algumas montanhas ao longe, bem como uma pequena vista do mar, indicando que ele estava no mesmo bairro e próximo de onde seria a sua moradia pelos próximos anos.
Depois de ouvir tudo o que o corretor lhe informou, Maria Fabiane aceitou a proposta e ambos foram juntos até a imobiliária a fim de fechar negócio. Quando eles chegaram à imobiliária, Maria Fabiane ficou sentada em um sofá branco, provando um delicioso chocolate quente enquanto aguardava que o corretor se aproximasse com os papéis, os quais eram os documentos necessários para que aquela moradia fosse dela.
Depois de Maria Fabiane ter assinado todos os papéis e de ter pago o valor referente à entrada daquele apartamento, que se localizava em um luxuoso prédio, a imobiliária informou que ela estava liberada para se mudar. E por isso ela se animou, pois se imaginou morando sozinha naquele apartamento, no qual podia passar os dias curtindo a sua própria companhia.
Alguns dias depois, Maria Fabiane, que trabalhava em uma empresa privada, finalmente se decidiu e começou a comprar os móveis, os quais atendiam o seu gosto, em todos os detalhes, pois eles tinham a missão de preparar a casa para a sua mudança. A sua geladeira era do tipo invertida, tendo as mais baixas temperaturas do congelador na parte inferior, e a parte superior era geladeira normal, a sua cor era preta e tudo era exatamente do jeito que Maria Fabiane gostava. A sua cama era do tipo king, o qual garantia um ótimo espaço para que ela pudesse dormir bem e de modo confortável. O seu guarda roupa possuía portas completamente espelhadas, o qual foi bastante caro na época em que ela comprou. O seu fogão era de última geração, e por ter uma boa potência, conseguia oferecer a capacidade de fazer os almoços e jantares de forma muito rápida.
Depois de seus móveis terem sido comprados, Maria Fabiane pensou que já poderia ser hora de se mudar, pois o apartamento se encontrava em perfeitas condições de receber a sua primeira locação.
Maria Fabiane, por sua vez, nunca gostou de coisas básicas, muito pelo contrário, ela sempre apreciou muito o conforto e, por isso ela se esforçava ao máximo para que ela pudesse conseguir tudo exatamente da forma que ela merecia ter.
Esse conforto a que Maria Fabiane se referia não era somente quanto aos móveis da casa, mas também no próprio apartamento, bem como, na sua alimentação e no seu próprio corpo. E infelizmente, devido à pressa que ela sempre teve de conseguir as coisas de forma rápida, ela não dava tempo ao tempo e por isso às vezes ouvia da boca de sua mãe que ela estava atropelando a ordem das coisas, pois devido a essa afobação e ansiedade, ela ficava muito endívidada e preocupada em como ela deveria pagar as contas que não paravam de chegar.
O seu apartamento era localizado em um bairro nobre da cidade do Rio de Janeiro. E por estar localizado próximo à praia, Maria Fabiane recebia todos os dias a brisa fresca que era proveniente do mar, permitindo que uma pequena parte daquele imenso azul fosse visto a partir da janela do seu apartamento. E por isso ela tomava o seu café da manhã todos os dias, observando as ondas que se formavam ao longe.
Como a maioria das edificações que se localizavam em bairros nobres e próximos ao mar, o apartamento não era pequeno, pois ele tinha muitos cômodos, os quais possuíam um grande espaço. Além disso, a cozinha era construída utilizando o estilo americano, bem como, os pisos nos quais foram adotados os porcelanatos, faziam com que tudo ficasse ainda mais bonito, porém mais caro, visto que o preço do metro quadrado do apartamento era bastante elevado devido ao bairro que ela tinha escolhido para viver.
Além dos luxos que Maria Fabiane queria viver no apartamento, ela também apreciava uma boa alimentação, o que de fato faz muito bem, pois é importante que a pessoa sempre se alimente do que é saudável e do que se deseja de fato comer. Mas Maria Fabiane não queria apenas ser saudável, o seu objetivo era não ter trabalho com a alimentação, pois a partir do momento em que ela saiu da casa de seus pais, ela precisou investir seu tempo na cozinha, passando algumas horas ou apenas minutos de seu dia em frente ao fogão e se dedicando a preparar o que ela deveria comer no almoço, jantar e lanches e no seu café da manhã. Vendo que ela não queria deixar de fazer algumas tarefas para se dedicar à cozinha, Maria Fabiane instalou um aplicativo em seu celular que consistia em facilitar a vida das pessoas, de modo a pedir através de um simples clique, o prato que ela desejava saborear naquele dia.
Conforme os dias avançavam, Maria Fabiane passou a observar que aquele aplicativo não oferecia apenas pratos de comida, mas também lanches e até comidas que não eram brasileiras. Ela observou também que não tinham somente comidas saudáveis, mas podiam ser encontrados também alimentos que muitas pessoas dizem ser muito gordurosos e por isso serem agentes causadores de diversos tipos de doenças.
Mas devido à enorme preguiça e às vezes falta de tempo, Maria Fabiane preferia arriscar a sua saúde e aumentar a dívida em seu cartão de crédito, a fim de se permitir viver tais experiências, as quais para ela eram primordiais para se viver bem e feliz.
Pagando o Preço - Vanessa MatosMaria Fabiane, por sua vez, um dia acordou pela manhã e quando ela abriu os seus olhos ela se alegrou, exibindo em seu rosto um lindo sorriso quando viu as paisagens de montanhas e o céu azul que era possível ver visto através da sua janela.E quando ela se virou para o seu lado direito e olhou o relógio que ficava sobre o criado mudo ao lado de sua cama, ela estendeu o seu braço com o objetivo de apertar o botão que fazia com que ele parasse de emitir o som enquanto despertava. Nesse momento, ela se assustou, pois ela viu que estava na hora de se levantar a fim de ir para o seu trabalho.Quando ela tocou a ponta dos seus pés no chão, ela se dirigiu ao banheiro, o qual era todo composto por pia, vaso sanitário e banheira na cor branca. E cada vez que ela entrava nesse cômodo, ela se alegrava e ficava admirada com tudo
Pagando o Preço - Vanessa MatosNesse momento, Maria Fabiane se lembrou de que ela ainda não tinha pesquisado qualquer empresa para que ela pudesse enviar o seu currículo. Logo, aproveitando que ela estava com o navegador aberto, ela se lembrou das empresas concorrentes da companhia em que ela trabalhava, e por isso, o seu peito se encheu de esperança de que ela pudesse ser contratada, visto que ela sempre foi muito elogiada por essas empresas nos eventos, como nos simpósios e congressos onde ela estava presente, e nos quais ela tinha a chance de se encontrar com os profissionais que trabalhavam nessas empresas concorrentes. Além de tais empresas, ela também se lembrou dos clientes que estavam sempre freqüentando a sua companhia a fim de se certificar de que tudo estava sendo feito corretamente, e de tanto admirarem o seu serviço, eles começaram a fazer diversos elogios e propos
Pagando o Preço - Vanessa MatosEnquanto Cynthia permanecia na sua casa assistindo ao segundo filme daquele dia, Maria Fabiane começou a se arrumar, vestindo uma blusa de manga na cor azul claro e uma calça jeans, e no mesmo instante, ela foi caminhando até o seu carro e dando partida no veículo, se dirigiu até o endereço de sua amiga.Chegando à porta da sua casa, Maria Fabiane levantou o seu braço a fim de bater na porta, mas antes mesmo que ela pudesse avisar que aguardava a recepção de Cynthia, o sensor de presença que era instalado na porta da casa de Cynthia avisou para a anfitriã que Maria Fabiane estava presente, fazendo com que Cynthia visse o rosto de sua amiga pela câmera, a qual interrompia qualquer programação que ela estivesse assistindo em prol do aviso a respeito de sua segurança. E quando a Cynthia pressio
Pagando o Preço - Vanessa MatosDiante dessa situação, Cynthia ficou com uma dúvida, e por isso ela perguntou:– Será que essas empresas estão recebendo os seus e-mails?– Você acha que todas elas podem não estar recebendo?– Não sei, pois se o seu endereço de e-mail estiver apresentando algum problema, como caixa de entrada cheia, eu acho que ele pode passar a não enviar mais e-mails.– Verdade? Eu achei que isso só influenciasse caso a minha caixa de entrada estivesse cheia.Essa resposta fez com que Cynthia ficasse pensando, pois o raciocínio de Maria Fabiane fazia mais sentido e por isso elas riram juntas, e por um momento, Maria Fabiane deixou de lado a sua história de desespero e tristeza.Depois que elas passaram algumas horas conversando a respeito sobre diversos assuntos, Mari
Pagando o Preço - Vanessa MatosDevido à sua bateria estar apresentando defeito há muito tempo, Maria Fabiane foi recomendada pelos técnicos de informática para que ela retirasse e suspendesse o uso da bateria do seu computador para que ele pudesse ser utilizado apenas sendo conectado à energia elétrica. E como o seu computador sempre era utilizado dessa forma, antes mesmo que ela pudesse salvar os documentos que ela estava tentando escrever, ele foi desligado, fazendo com que ela nem conseguisse ler o que Rafael tinha escrito.Mais tarde, vendo que ela não teria condições de pagar a sua conta de luz, nem mesmo as suas outras contas que não paravam de chegar, ela pensou em muitas coisas, inclusive vender os seus móveis, hipotecar o seu apartamento, ou tentar alugá-lo de alguma forma e voltar para a casa dos seus pais. Mas Maria Fabiane não co
Pagando o Preço - Vanessa MatosConforme ela avançava pelo interior do shopping, Maria Fabiane tentou novamente conseguir uma vaga de emprego, mas dessa vez em uma loja de roupas.Quando ela passou pelas portas, ela sentiu que o seu cabelo ficou agitado e completamente bagunçado devido ao vento que saía do ar condicionado que se localizava na parte superior da porta. Alguns minutos depois, enquanto Maria Fabiane caminhava pelo interior da loja e observava as araras repletas de roupas bonitas e que provavelmente custaria um valor maior do que ela poderia pagar naquele momento, ela viu ao longe uma mulher que estava com uma camisa preta, a qual parecia ser parte do uniforme daquela loja. E caminhando até aquela mulher, Maria Fabiane perguntou se ela saberia dizer se naquela loja ela teria uma vaga para mais uma vendedora, ou para ocupar qualquer outro cargo que tivesse disponível, mas antes
Pagando o Preço - Vanessa MatosComo ela teria que entrar em contato pelo telefone, ela achou melhor não tentar falar com os responsáveis pela vaga pessoalmente, e seguir as recomendações que eles tinham feito no cartaz.No momento em que ela chegou em casa, ela discou o número e aguardando na linha, ela ficou tomada pela ansiedade, e a cada segundo que ela aguardva com o telefne na orelha, ela ficava ainda mais nervosa, pois ninguém atendia a sua ligação. Então ela resolveu tentar de novo mais tarde. Aguardando cerca de dez minutos, Maria Fabiane discou novamente o número do restaurante e tentou ligar, mas dessa vez a linha dava um sinal como se estivesse alguém utilizando o telefone, impossibilitando que alguém a atendesse.Ela tentou esperar mais um tempo para ligar novamente, mas ela foi caminhando até a sala de sua casa e ao se se
Pagando o Preço - Vanessa MatosE depois que ela saiu de casa, e pegou o elevador novamente, ela chegou ao seu carro, e vendo o horário, ficou um pouco nervosa devido ao medo de chegar atrasada e não conseguir fazer a entrevista, pois se ela não chegasse a tempo, as chances de ela ser demitida antes mesmo que ela fosse contratada seriam muito grandes.Depois que ela saiu de casa, ela sentiu que o seu coração estava acelerando quando ela viu que as ruas onde ela passaria estavam tomadas por um enorme engarrafamento, fazendo com que os motoristas perdessem algumas horas, o que não era possível para Maria Fabiane, pois faltava apenas meia hora para que ela chegasse à sua entrevista.Devido às dúvidas que giravam ao redor daquele engarrafamento repentino que tinha parado aquela ruas por onde ela estava passando, ela ligou o rádio do seu carro, o que a d