Pagando o Preço - Vanessa Matos
Maria Fabiane é uma mulher de vinte e dois anos. Possui cabelos longos e lisos, com os fios negros, e os seus olhos são castanhos escuros. Maria Fabiane, desde quando era apenas uma criança, sempre teve um jeito independente de viver, pois no momento em que ela fez vinte e dois anos, ela cogitou se mudar da casa de seus pais a fim de alugar um apartamento em outro bairro e morar sozinha de modo a não dar satisfação de sua vida para absolutamente ninguém. E como ela estava trabalhando e recebendo um bom salário por mês, ela conseguiu realizar o seu sonho de iniciar as pesquisas sobre um bom apartamento. Entretanto, a sua ambição não se contentava em ter um bom apartamento, mas sim, um apartamento que fosse próximo à praia. E quando a Maria Fabiane começou a visitar os sites de imobiliárias, ela encontrou uma excelente opção, o qual estava com um preço muito melhor do que o que se poderia encontrar normalmente.
De uma forma muito ansiosa, Maria Fabiane clicou no ícone da agenda do seu celular, e anotou o número do telefone do profissional que poderia permitir as visitas ao imóvel. E, sentindo-se muito animada, ela entrou em contato com o profissional, que por sua vez, marcou uma visita ao imóvel para o dia seguinte, pois seria sábado e Maria Fabiane estaria disponível para dedicar o seu tempo livre àquela visita, que era tão importante para ela.
No dia seguinte, Maria Fabiane acordou pela manhã, sentindo-se tomada pelo entusiasmo, pois sentia em seu coração que os tempos de viver a sua independência estavam se aproximando, e por isso ela se levantou e foi caminhando para a cozinha, sendo guiada pelo cheiro de pão fresco, o qual tinha sido recentemente aquecido pelos seus pais, de modo a fazer um misto quente. Quando os seus pais perceberam no rosto de Maria Fabiane um semblante de alegria e de alívio por perceber que o pão se encontrava pronto para ser consumido, a sua mãe disse que ela com certeza sentirá falta da mordomia que os seus pais lhe ofereciam, visto que quando ela estivesse morando sozinha, ela mesma teria que preparar o seu próprio café da manhã, mesmo estando com muita fome e com a vontade de comê-lo no momento em que ela se levantasse de sua cama. Maria Fabiane respondeu a esse comentário de sua mãe apenas com um sorriso, mas mesmo que no fundo de seu coração ela soubesse que cada uma daquelas palavras fosse verdadeira, ela sabia que precisava viver a experiência da independência, ainda que depois ela se cansasse e quisesse voltar para a casa de seus pais.
Depois que Maria Fabiane comeu o seu misto quente, o qual era acompanhado por um suco de maracujá, ela foi caminhando até o banheiro a fim de fazer toda a sua higiene matinal, começando com a aplicação do creme dental em seus dentes em conjunto com uma escova. E em seguida, percebendo que ela estava com um hálito fresco, Maria Fabiane se despiu e com a ponta dos seus dedos, girou a torneira que liberava água quente do seu chuveiro. Decidida a passar alguns minutos deixando que aquela água relaxasse o seu corpo e acalmasse as suas ideias, Maria Fabiane pegou o sabonete e passando a superfície macia em seu corpo, ela fez uma espuma a qual exalava o perfume das flores de lavanda, o qual era o seu perfume preferido.
Depois de se banhar, Maria Fabiane procurou a sua roupa limpa por alguns segundos, mas vendo que ela não a encontrava, Maria Fabiane se lembrou de que ela não havia pego. E por isso, ela se envolveu com a sua toalha felpuda de cor rosa e, abrindo a porta após tocar a sua maçaneta, ela foi caminhando até o seu quarto, onde ela encontrou a sua cômoda de roupas e pegou uma blusa na cor preta, bem como as suas roupas íntimas. E chegando até ao seu guarda-roupa, Maria Fabiane pegou a sua calça jeans.
Observando os ponteiros do relógio, ela viu que rapidamente se aproximava o horário em que ela deveria sair de casa a fim de se encontrar com o responsável pelo imóvel, cujo anúncio estava no site de imóveis à venda.
Maria Fabiane, por sua vez, pegou a sua carteira, na qual tinham os seus documentos, e a chave do carro e foi caminhando até a calçada de sua casa. Ao se aproximar do seu veículo, o qual tinha a cor vermelha, Maria Fabiane pressionou um botão que desabilitava o alarme e posteriormente destravava as portas. Ao entrar no carro, Maria Fabiane girou a chave, e ao pisar na embreagem, deu partida em seu carro e foi dirigindo até o endereço onde ficava o imóvel.
Conforme ela avançava no seu trajeto, ela observava as folhas das árvores balançando conforme o vento soprava, e quando ela apertou um botão para descer o vidro que ficava na porta ao seu lado, ela sentiu em seu rosto a brisa fresca que era proveniente do mar, o qual ficava bem próximo àquele endereço. Chegando ao endereço, Maria Fabiane viu um prédio que parecia muito luxuoso, e ao estacionar o seu carro, ela desceu e caminhando pela calçada, ela parou em frente à porta de vidro, cujas partes se deslizaram como se fosse um convite à sua entrada. E vendo que ela tinha que entregar o seu documento de identidade nas mãos da recepcionista do prédio, a fim de que ela faça o registro dos visitantes, Maria Fabiane olhou ao redor, observando todo aquele espaço, vendo que a entrada principal do prédio era linda, com pisos brancos e brilhosos. Entretanto, ela foi tirada de seus devaneios quando a recepcionista estendeu um de seus braços, de modo a devolver os documentos de Maria Fabiane, orientando que ela poderia se dirigir até o elevador, pois o corretor de imóveis se encontrava naquele momento dentro do apartamento apenas aguardando que ela chegasse. Maria Fabiane, por sua vez, ficou muito animada, e enquanto ela caminhava em direção ao elevador, ela ouvia o som dos seus sapatos tocando aquele piso.
Pagando o Preço - Vanessa MatosApertando o botão do lado direito da porta do elevador, de modo a chamá-lo, Maria Fabiane ficou observando como eram as paredes daquele lugar, visto que elas eram pintadas e apresentavam uma textura, o que deixava o ambiente ainda mais elegante. Para preencher os pequenos espaços, ela observou que foram distribuídas algumas mesinhas, sobre as quais tinham alguns vasos de flores, como copo de leite, que deixavam aquele espaço com um toque de luxo.Quando o elevador chegou, ela observou que as portas deslizaram entre si, permitindo a sua entrada naquele veículo que era muito espaçoso e tinha um enorme espelho para que os usuários pudessem conferir o seu visual de forma completa. Cerca de alguns segundos depois, Maria Fabiane percebeu que o elevador havia parado, e quando ele abriu as portas, ela olhou para a frente e viu que tinha chegado ao andar
Pagando o Preço - Vanessa MatosMaria Fabiane, por sua vez, um dia acordou pela manhã e quando ela abriu os seus olhos ela se alegrou, exibindo em seu rosto um lindo sorriso quando viu as paisagens de montanhas e o céu azul que era possível ver visto através da sua janela.E quando ela se virou para o seu lado direito e olhou o relógio que ficava sobre o criado mudo ao lado de sua cama, ela estendeu o seu braço com o objetivo de apertar o botão que fazia com que ele parasse de emitir o som enquanto despertava. Nesse momento, ela se assustou, pois ela viu que estava na hora de se levantar a fim de ir para o seu trabalho.Quando ela tocou a ponta dos seus pés no chão, ela se dirigiu ao banheiro, o qual era todo composto por pia, vaso sanitário e banheira na cor branca. E cada vez que ela entrava nesse cômodo, ela se alegrava e ficava admirada com tudo
Pagando o Preço - Vanessa MatosNesse momento, Maria Fabiane se lembrou de que ela ainda não tinha pesquisado qualquer empresa para que ela pudesse enviar o seu currículo. Logo, aproveitando que ela estava com o navegador aberto, ela se lembrou das empresas concorrentes da companhia em que ela trabalhava, e por isso, o seu peito se encheu de esperança de que ela pudesse ser contratada, visto que ela sempre foi muito elogiada por essas empresas nos eventos, como nos simpósios e congressos onde ela estava presente, e nos quais ela tinha a chance de se encontrar com os profissionais que trabalhavam nessas empresas concorrentes. Além de tais empresas, ela também se lembrou dos clientes que estavam sempre freqüentando a sua companhia a fim de se certificar de que tudo estava sendo feito corretamente, e de tanto admirarem o seu serviço, eles começaram a fazer diversos elogios e propos
Pagando o Preço - Vanessa MatosEnquanto Cynthia permanecia na sua casa assistindo ao segundo filme daquele dia, Maria Fabiane começou a se arrumar, vestindo uma blusa de manga na cor azul claro e uma calça jeans, e no mesmo instante, ela foi caminhando até o seu carro e dando partida no veículo, se dirigiu até o endereço de sua amiga.Chegando à porta da sua casa, Maria Fabiane levantou o seu braço a fim de bater na porta, mas antes mesmo que ela pudesse avisar que aguardava a recepção de Cynthia, o sensor de presença que era instalado na porta da casa de Cynthia avisou para a anfitriã que Maria Fabiane estava presente, fazendo com que Cynthia visse o rosto de sua amiga pela câmera, a qual interrompia qualquer programação que ela estivesse assistindo em prol do aviso a respeito de sua segurança. E quando a Cynthia pressio
Pagando o Preço - Vanessa MatosDiante dessa situação, Cynthia ficou com uma dúvida, e por isso ela perguntou:– Será que essas empresas estão recebendo os seus e-mails?– Você acha que todas elas podem não estar recebendo?– Não sei, pois se o seu endereço de e-mail estiver apresentando algum problema, como caixa de entrada cheia, eu acho que ele pode passar a não enviar mais e-mails.– Verdade? Eu achei que isso só influenciasse caso a minha caixa de entrada estivesse cheia.Essa resposta fez com que Cynthia ficasse pensando, pois o raciocínio de Maria Fabiane fazia mais sentido e por isso elas riram juntas, e por um momento, Maria Fabiane deixou de lado a sua história de desespero e tristeza.Depois que elas passaram algumas horas conversando a respeito sobre diversos assuntos, Mari
Pagando o Preço - Vanessa MatosDevido à sua bateria estar apresentando defeito há muito tempo, Maria Fabiane foi recomendada pelos técnicos de informática para que ela retirasse e suspendesse o uso da bateria do seu computador para que ele pudesse ser utilizado apenas sendo conectado à energia elétrica. E como o seu computador sempre era utilizado dessa forma, antes mesmo que ela pudesse salvar os documentos que ela estava tentando escrever, ele foi desligado, fazendo com que ela nem conseguisse ler o que Rafael tinha escrito.Mais tarde, vendo que ela não teria condições de pagar a sua conta de luz, nem mesmo as suas outras contas que não paravam de chegar, ela pensou em muitas coisas, inclusive vender os seus móveis, hipotecar o seu apartamento, ou tentar alugá-lo de alguma forma e voltar para a casa dos seus pais. Mas Maria Fabiane não co
Pagando o Preço - Vanessa MatosConforme ela avançava pelo interior do shopping, Maria Fabiane tentou novamente conseguir uma vaga de emprego, mas dessa vez em uma loja de roupas.Quando ela passou pelas portas, ela sentiu que o seu cabelo ficou agitado e completamente bagunçado devido ao vento que saía do ar condicionado que se localizava na parte superior da porta. Alguns minutos depois, enquanto Maria Fabiane caminhava pelo interior da loja e observava as araras repletas de roupas bonitas e que provavelmente custaria um valor maior do que ela poderia pagar naquele momento, ela viu ao longe uma mulher que estava com uma camisa preta, a qual parecia ser parte do uniforme daquela loja. E caminhando até aquela mulher, Maria Fabiane perguntou se ela saberia dizer se naquela loja ela teria uma vaga para mais uma vendedora, ou para ocupar qualquer outro cargo que tivesse disponível, mas antes
Pagando o Preço - Vanessa MatosComo ela teria que entrar em contato pelo telefone, ela achou melhor não tentar falar com os responsáveis pela vaga pessoalmente, e seguir as recomendações que eles tinham feito no cartaz.No momento em que ela chegou em casa, ela discou o número e aguardando na linha, ela ficou tomada pela ansiedade, e a cada segundo que ela aguardva com o telefne na orelha, ela ficava ainda mais nervosa, pois ninguém atendia a sua ligação. Então ela resolveu tentar de novo mais tarde. Aguardando cerca de dez minutos, Maria Fabiane discou novamente o número do restaurante e tentou ligar, mas dessa vez a linha dava um sinal como se estivesse alguém utilizando o telefone, impossibilitando que alguém a atendesse.Ela tentou esperar mais um tempo para ligar novamente, mas ela foi caminhando até a sala de sua casa e ao se se