Apenas 27 das vítimas de Gacy foram conclusivamente identificadas. À época de seu julgamento, 22 das vítimas foram identificadas. Em março de 1980, dois outros cadáveres desenterrados do espaço sob o soalho da casa de Gacy foram identificados via registros dentários e radiológicos, tais como os de Kenneth Parker e Michael Marino; amos foram reportados como desaparecidos a 25 de outubro de 1976, um dia depois de seus desaparecimentos.
Em maio de 1986, a nona vítima exumada do espaço sob o soalho foi identificada como Timothy Jack McCoy, a primeira vítima de Gacy. Uma outra vítima foi identificada em novembro de 2011 via teste de DNA como sendo William George Bundy, um trabalhador da construção de 19 anos que foi visto pela última vez por sua família a caminho de uma festa a 26 de outubro de 1976.
Bundy aparentemente havia trabalhado para Gacy antes de ser assassinado. Logo após a prisão de Gacy, sua família contatou o dentista de Bundy na esperança de enviar seus registros odontológicos para comparação com os corpos não identificados. Entretanto, os registros tinham sido destruídos depois que o dentista se aposentou.
Uma segunda vítima foi identificada via teste de DNA em julho de 2017 como sendo um rapaz de 16 anos de Saint Paul, Minnesota, chamado James "Jimmy" Haakenson, o qual contatou sua família pela última vez em 5 de agosto de 1976.
Trinta e cinco anos depois, seu sobrinho, intrigado pela história familiar não resolvida, preencheu um formulário que a polícia disponibilizou para a reabertura do caso; as características coincidiram com três dos corpos, segundo a investigação do detetive responsável Jason Moran e o xerife local Tom Dart.
Após o teste de DNA, Jimmy finalmente foi identificado e sua família pôde fazer um funeral apropriado. Infelizmente sua mãe morreu antes de saber o que houve com o filho. O caso ganhou repercussão e foi reportado em programa um de TV, televisionado no Brasil no Investigação Discovery.
|
|
|
Todos os assassinatos conhecidos perpetrados por Gacy foram cometidos em sua casa no bairro de Norwood Park. Suas vítimas eram trazidas à sua casa por força ou por subterfúgios enganosos; todas, exceto a sua primeira vítima — a qual foi esfaqueada até a morte —, foram mortas por asfixia ou estrangulamento com um garrote improvisado. Gacy enterrou 26 de suas vítimas sob o assoalho de sua casa. Outras três vítimas foram enterradas em outras partes de sua residência enquanto os cadáveres das quatro últimas foram jogados no rio Des Plaines.
Condenado por 33 assassinatos, Gacy foi sentenciado à morte no dia 13 de março de 1980 por 12 desses crimes. Ele passou 14 anos no corredor da morte antes de ser executado via injeção letal no Centro Correcional de Stateville no dia 10 de maio de 1994.
Gacy ficou conhecido como o "Palhaço Assassino" por conta de seus trabalhos de caridade, eventos para obtenção de fundos e festas infantis nos quais ele se vestia como "Pogo, o Palhaço” ou "Patches, o Palhaço", personagens os quais ele criou.
Todas estas circunstâncias levaram Gacy a vitimar, oficialmente, nada menos do que 33 jovens. Muitos dizem que matou mais gente. Mas foi uma vítima não fatal que ajudou a desencadear fortes pistas dos assassinatos:
Na época com 27 anos. Em março de 1978, Ringall aceitou a carona de um sujeito gordo e sorridente. O carro era um Oldsmobile preto. No meio do trajeto o motorista agarrou-o, colocando em seu nariz um pano contendo clorofórmio. Sua consciência foi perdida e, sempre que recuperada, era novamente sedado pelo condutor.
Acordou, no dia seguinte, no meio do Lincoln Park sem saber como foi parar ali. Verificou, depois, que estava com diversos hematomas e queimaduras pelo corpo. Foi ao hospital e por lá permaneceu internado por dias. Sofreu danos irreparáveis e permanentes no fígado em virtude da inalação desmedida de clorofórmio. Mas sua memória era falha e, fora tais fatos, recordava-se apenas de ter sido abusado sexualmente em uma casa e açoitado com um chicote. Os indícios não eram suficientes para apontar a autoria do crime.
Obstinado pela causa, Ringall, após quase um ano do episódio, lembrou-se de uma avenida que avistou durante o sequestro. Não pensou duas vezes em deslocar-se ao local e aguardar, dias a fio, um Oldsmobile preto transitar pela rua. Quando finalmente deparou-se com o carro, seguiu-o e adivinhem onde o motorista estacionou o seu carro? Na casa de Gacy. Ringall ajuizara, então, uma queixa-crime contra o seu abusador.
• O assassinato de Timothy McCoyNo dois de janeiro de 1972, Gacy pegou o rapaz de 16 anos, Timothy Jack McCoy, do terminal de ônibus Greyhound de Chicago. Gacy trouxe McCoy — que estava a viajar de Michigan a Omaha — em excursão a Chicago e depois o levou à sua casa sob pretexto de que ele poderia passar noite e depois ser levado de volta ao terminal a tempo de pegar o seu ônibus.De acordo com relato posterior de Gacy sobre o assassinato, ele acordou na manhã seguinte para se deparar com McCoy à soleira de seu quarto com uma faca de cozinha. Gacy pulou da cama e MacCoy levanto ambos os braços num sinal de rendição, inclinando a faca para cima e acidentalmente ferindo o antebraço de Gacy
A maior parte dos assassinados que Gacy perpetrou foram cometidos entre 1976 e 1978, o que ele depois se referiu como seus anos de pegação agora que ele tinha sua casa apenas para si. Um mês após a conclusão de seu divórcio, Gacy sequestrou e assassinou um jovem de dezoito anos chamado Darrell Samson. O jovem foi visto vivo pela última vez em Chicago no 6 de abril de 1976. Cinco semanas depois, na tarde do 14 de maio, um adolescente de 15 anos chamado Randall Reffett desapareceu enquanto voltava para casa da Senn High School; o jovem foi amordaçado com um pedaço de tecido, o que o fez por morrer por asfixia. Horas depois, de Reffett ter sido sequestrado, um menino de 14 anos chamado
Acompanhando pela polícia, Gacy retornou à sua casa em 22 de dezembro e mostrou aos policiais a localização, em sua garagem, onde ele havia enterrado o corpo de Butkovich. A Polícia então foi até local na ponde da rodovia I-55 da qual ele havia desovado o cadáver de Piest e outras quatro vítimas. Apenas quatro dos cinco corpos que Gacy jogou ali foram encontrados do Rio Des Plaines.Entre o 22 e 29 de dezembro de dezembro de 1978, 27 corpos foram recuperados da casa de Gacy; 26 dos quais foram sepultados no espaço sob o soalho, com uma vítima a mais, John Butkovich, sendo encontrada abaixo do piso de concreto de sua garagem, precisamente onde Gacy marcou a cova do jovem com uma lata de tinta spray. Depois de um adiamento temporário das
À época da prisão de Gacy, ele havia alegado tanto aos investigadores de Des Plaines quanto aos de Chicago que o número total de vítimas assassinadas por ele poderia chegar a 45. Entretanto, apenas 33 corpos já encontrados podiam ser ligados a Gacy. Os agentes escavaram o terreno de sua casa até que expuseram osubsolode argila abaixo dos alicerces, ainda que apenas 29 corpos fossem encontrados enterrados em sua propriedade. Quando perguntado se havia mais vítimas, Gacy simplesmente disse "Isso é para vocês descobrirem".No 8 de maio de 1977, Charles Hattula foi encontrado afogado em um rio próximo a Freeport, Illinois. Hattula, um funcionário da PDM Contractors havia sido ligado à inve
Modus OperandiGacy saía às ruas de Chicago dirigindo seuOldsmobilepreto em busca de vítimas. Conversava com rapazes e oferecia empregos em sua construtora. Por agir durante o dia, a mentira do emprego caía bem e muitos rapazes aceitavam carona até àempresade Gacy. Quando a vítima não aceitava, Gacy partia para o “Plano B”: ofereciamaconhae dinheiro caso o rapaz fizesse sexo com ele. Uma vez dentro do carro, atacava suas vítimas comclorofórmio. Com a vítima desacordada, levava-a até sua casa. Amarrava-a e iniciava a sessão de tortura com diversos instrumentos.Muitas das vezes garotos iam até a casa de Gacy a procura de emprego. Gacy então os convid
Em 2012, testes de DNA realizados nos restos mortais identificados como sendo de Michael Marino revelaram que os estes foram mal identificados.A mãe de Marino sempre duvidou da identificação por conta de que a roupa encontrada junto ao cadáver era inconsistente com a que seu filho usara quando ela o viu pela última vez. Além disso, a radiografia da arcada dentária realizada no cadáver identificado como Michael Marino havia revelado que a vítima possuía todos os seus segundos molares, ao passo que a radiografia realizada em março de 1976 mostrara que um molar ainda não havia irrompido.Todavia, o ortodontista que identificou os restos de Marino afirmou a sua certeza na precisão de suas descobertas acrescentando que ele "comparou 32 dentes" e provavelmente mais
Seus vizinhos o consideravam um cidadão exemplar, embora reclamassem constantemente do cheiro de putrefação que saía de sua casa. Gacy lhes dizia que ele mesmo se encarregaria de limpar os canos do esgoto. Mas a origem do mau cheiro era bem diferente. A descoberta foi por acaso. A mãe do adolescente Robert Piest denunciou seu desaparecimento. Colocou a polícia na pista de Gacy ao dizer que ele havia oferecido um emprego a seu filho. A polícia conseguiu entrar na casa e, ao descer para o porão, encontrou o inferno. Sob um alçapão estavam empilhados seis cadáveres em diferentes estados de decomposição. Outros corpos foram encontrados em um rio próximo.Entre 1972 e 1978, o palhaço bonachãoestuproue assassinou 33 meninos, embora ele mesmo tenha reconhecido que o número era maior. O julgamento começou em 6 de f
Por volta de 1975, os negócios de Gacy estavam a se expandir rapidamente; como ele mesmo admitiu posteriormente, ele passou a trabalhar de 12 a 16 horas diárias para cumprir os compromissos ajustados em um número crescente de contratos. Gacy admitiu abertamente que 1975 foi o ano que ele começou a aumentar a frequência de suas excursões por sexo com jovens rapazes. Ele costumava se referir a essas excursões como sua 'pegação'.Muito da força de trabalho da PDM consistia de estudantes secundaristas e jovens rapazes. Um desses meninos era um rapaz de 15 anos chamado Anthony Antonucci, o qual Gacy contratou em maio de 1975. Em julho de 1975 Gacy chegou a casa do moço quando ele estava sozinho, posto ter ferido seu pé no trabalho um dia ante