LENDA

LENDA

         O lobisomem é uma das lendas mais conhecidas em todo o mundo e está presente também no folclore brasileiro. De acordo com a lenda, que teve origem na Grécia, o lobisomem é metade homem, metade lobo. Ele se transforma nas noites de lua cheia e parte à procura de vítimas para matar. No Brasil, a lenda foi trazida pelos portugueses e possui diferentes versões de acordo com cada região do país.

A transformação do homem no lobisomem acontece nas noites de lua cheia.

Lobisomem no Brasil

           O interior do Brasil era, e ainda é, cheio de histórias que falam sobre a existência do lobisomem. Essa lenda, trazida pelos portugueses, tornou-se extremamente popular e, por causa de sua difusão pelo território brasileiro, assumiu características diferentes de acordo com cada região do país.

          Em algumas regiões do Brasil, a crença de que o lobisomem era o primeiro filho homem de um casal que teve sete filhas permaneceu. Além disso, no Sul e no Norte do país, existem diferentes crenças a respeito do surgimento do lobisomem.

          No Norte, acredita-se muito que o lobisomem é um homem anêmico que, quando se transforma em lobisomem, vai atrás de vítimas para beber o sangue dela e suprir a carência de vitaminas de seu próprio organismo. Já no Sul do Brasil, acredita-se que o lobisomem é resultado de uma relação afetiva considerada impura.

          Os sertanejos do interior paulista acreditavam que o lobisomem invadia as vilas e fazendas para comer as crianças. Outros acreditavam que o alvo era apenas as crianças não batizadas – o que fazia os pais batizarem suas crianças rapidamente depois que elas nasciam. A solução para lidar com o lobisomem era encontrada na fé.

         Alguns acreditam que o lobisomem poderia ser curado por meio de um ferimento grave, mas, em geral, a cultura popular fala que a forma de parar o lobisomem é utilizar uma bala banhada em cera de vela do altar de uma igreja que tivesse celebrado três missas do galo.

Continue lendo no Buenovela
Digitalize o código para baixar o App

Capítulos relacionados

Último capítulo

Digitalize o código para ler no App