“ Em meios à tantos lugares em busca de desafios e respostas...não existe aventura mais enigmática do que quando viajamos para dentro de nós mesmos”.
Hoje amanheceu um friozinho suave e atadas aos meus delírios consequentes de uma pequena insanidade mental, lembranças da minha infância ressurgiram, a chácara que ficava bem em frente à minha casa foi recriada em minha memória.
E ali estava ela, cheia de árvores frutíferas, quantas vezes desejei explorar aquela floresta tão enorme na minha imaginação infantil.
Sim, havia uma chácara em frente à minha casa, mas tudo ali tinha um ar de mistério, era um lugarejo chamado Santana, ora, não era, ainda é, pois, esse lugar ainda existe, acontece que lá já não tem mais os encantos de outrora.
Haviam alguns personagens interessantes, porém temo citar alguns nomes, pois eles nem sequer imaginam que dentro do nosso mundo de criança, se transformavam em seres fantasiosos.
Mas em meio à tantas lembranças não posso deixar de falar de tigre, um cachorro grande e forte, coberto por um lindo pelo malhado, contudo para meu irmão Ramon e eu, tigre era um enorme cavalo.
Não me recordo quanto tempo o tigre viveu, porém é bem claro, que o seu desaparecimento deixou um grande vazio no nosso cenário infantil, se os animais marcam a vida de quase todos os adultos, imaginem, a vida da maioria das crianças.
Em Santana comemoravam anualmente uma festa, acontecia em meados de julho, é impossível tirar da mente as bandeirolas coloridas, as barracas enfeitadas e as palmeiras plantadas artificialmente, ouço bem forte agora, o som da bandinha que animava o ambiente.
Tento segurar a emoção ao sentir o cheiro das cocadas baianas, de coco e das pamonhas de tapioca que meus avós paternos, Dona Laura e Sr. Afonso vendiam na barraca improvisada, que eles próprios construíam usando palhas, cipós e madeiras.
As festas nesses pequenos vilarejos traziam uma atitude de nobreza, pois todos se uniam, organizando um enorme mutirão, guiados por um objetivo em comum: A diversão.
Ah! E os bailes nas roças? Essas lembranças não me pertencem, contudo pertencem ao meu pai, Manoel Afonso, ele conta que acompanhava o seu tio Chico, um tocador de sanfona, juntos viajavam a cavalo e ao chegarem no local, o arrasta-pé estava garantido.
A animação contagiava e meu pai ainda garoto, ficava ali observando e eternizando dentro de si, os episódios engraçados.
As gargalhadas ouvidas por ele, ecoam agora em meus ouvidos.
‘Eu te observava na multidão, mas você se afastava, o nosso encontro teria que ser à sua maneira. ” Conceição da Barra é um município do Espirito Santo que abriga rios e mar, lá está localizado o Bairro Santana, onde passei a maior parte de minha infância. O seu turismo tem como destaque o carnaval, que é conhecido como um dos melhores de rua do Estado, localizada à 24 quilômetros de Conceição da Barra, está a vila de Itaúnas, distrito formoso com suas dunas de areia e o seu forró pé de serra. Princesinha do Norte, assim é conhecida a minha querida Conceição da Barra, também é famosa pelas suas praias de águas mornas que vem da divisa com o estado da Bahia. Na alta temporada, a cidade fica em polvorosa, turistas de vários lugares, chegam para verem de perto essa beleza, guardando na memória os encantos desse cantinho, que deixa em vários corações o desejo de um dia pa
“Os melhores momentos são àqueles que nos preparam para suportar grandes perdas” O ano era de 1995, o mês outubro, quando em nossa pequena cidade chegou um casal de hippies, trazendo seu artesanato repleto de colares, pulseiras e brincos. Ambos adotaram pseudônimos de acordo com suas devidas personalidades, o homem negro esbelto, atendia por Ônix, uma pedra que está em sintonia com as energias da terra, cheio de equilíbrio. A mulher loira de olhos claros, era Raio, pois para ela percorrer longas distâncias, não lhe seria grandes sacrifícios, antes de embarcarem nesse estilo de vida, eram funcionários administrativos de uma grande empresa. Três anos antes no Rio de Janeiro, o casal estava em um grande auditório assistindo uma palestra, quando receberam um recado emitido pela babá da pequena Natália, uma linda menina com apenas dois anos de idade, filha de Ônix e Raio. E assim o casal foi i
“Situações ruins acontecem para termos condições de valorizar as coisas boas”. Vinícius estava realizado com o seu trabalho, além de que, também terminara de construir a casa dos seus sonhos. Mesmo que a sua esposa não pensasse em ser mãe tão cedo, ele fazia secretamente projetos para a chegada de um possível bebê. Bárbara era uma mulher delicada, refinada e cheia de planos profissionais. Embora tivessem gostos diferentes, Vinicius era perdidamente apaixonado por ela. Para Vinicius, assim que Bárbara concluísse seus estudos, tudo estaria completo. Bárbara havia sido modelo fotográfica e agora finalizava a faculdade de moda, queria ser estilista. Vinicius não tinha mais os seus pais para testemunhar a realização dos seus sonhos, entretanto ele cumpriu o que prometera ao pai: “Vou me formar em biologia e lutar em prol da natureza. ” Com todos seus planos aos poucos se
“A vida pode ser encarada como um quebra cabeça e como tal, nunca fica sem as peças compatíveis para completar sua figuração. ” Imagens anexadas da internet Vinicius ansiava que Bárbara concluísse logo a faculdade de modas, por isso ficou triste quando ela anunciou que pretendia fazer uma extensão especifica na Itália. Ele não escondeu a sua frustração, o que fez Bárbara lhe acalmar com o seu jeitinho peculiar de sempre: _. Não fica assim, meu amor, serão somente alguns meses! Quando esses meses passaram, Vinicius finalmente chegava ao Rio de Janeiro para busca-la, preferiu tocar a campainha do apartamento, presente de casamento dos pais de Bárbara. Quando Bárbara abriu a porta, Vinícius não se conteve de felicidade. _Bárbara meu amor, que saudade! Ao beija-la, Vinícius percebeu nela uma expressão gélida e quis saber: _. Tudo bem
“O amor movimenta os corações, não importa quanto ele o machuca”. Na capela do vilarejo, muitos compareceram para se despedirem do jovem Elias, ao lado de Nadira, Ivy permanecia firme, se compadecia ao ver a imensa tristeza da viúva. No final, embora insistissem, Nadira recusou companhia, o que Ivy entendeu perfeitamente. No caminho para casa, Ônix seguiu na frente com o Monza, levando alguns parentes de Nadira ao passo que Ivy e Raio seguiram atrás com Vinícius. Ao sair do bugre, Ivy se deparou com os olhares de Vinícius fixados nela através do retrovisor, por um instante ela o encarou, para depois se retirar de forma embaraçada. Quando a viu pela primeira vez, Vinícius até pensara que Ivy fosse apenas uma aventureira em busca de emoções, no entanto com o passar dos dias, ele passou a perceber
“O que seria da justiça, se não houvesse esperança, o que seria da saúde do meu coração, se você não tivesse machucado, também o seu? ” Quando Vinícius desceu para tomar café, Ônix e Raio saboreavam deliciosas tapiocas. _Bom dia irmão! Senta e prova essas tapiocas, apesar de que, não estão como as da Nadira. Vinícius acenou com a cabeça sorrindo, ao sentar perguntou com uma voz insegura; _E a Ivy? Ônix respondeu já se levantando: _. Está no ateliê, Luzia veio com a intenção de aprender o nosso artesanato e eu tenho que ir para terminar as peças de madeira, os demais artesãos estão esperando. Ônix estava aperfeiçoando o trabalho com madeira, depois de beijar a esposa, saiu levando nas costas uma volumosa mochila. Raio fez um silêncio e depois perguntou a Vinícius: _. Já esqueceu a Bárbara meu irmão? Vinícius a mirou como que desafiando: _E o que você
“Não existe castigo mais cruel, que as incertezas da vida. Bárbara se observava diante do espelho, encontra-se com 21 semanas de gestação. Os dias em Milão não foram fáceis, ela e Fábio dividiam um apartamento com um casal de amigos. Assim que sua barriga ficou saliente, Bárbara passou a ver as lindas modelos que posicionavam diante da câmera de Fábio, como possíveis rivais. Na última noite que esteve com Vinícius, Bárbara já sabia que poderia estar grávida, ao vê-lo fragilizado, ela também se entregou, pois também de uma certa forma sentia-se insegura na sua atual circunstância. Durante uma calorosa discussão com Fábio, Bárbara não quis ficar por baixo, e despejou a suposta dúvida, que poderia estar gravida do ex marido. Fábio não perdeu a oportunidade de expulsa-la de sua vida. E agora Bárbara estava de volta ao Brasil, disposta a não deixar o seu filho sem um pai. No entanto, Vinicius além de lhe in