4- Flowersville está entre as cidades escolhidas por Carl

Rose, a secretária de Carl Strong, marcou uma reunião a seu pedido com os colaboradores encarregados do projeto: "conectar a todos". A reunião estava marcada para às 16 horas e Carl, pontual como sempre, abre a porta da espaçosa e sofisticada sala de reuniões. Todos já estavam sentados à mesa esperando por ele, pois sabiam que ele não tolerava atrasos. Assumindo seu lugar na cadeira presidencial, Carl dá início à reunião.

- Boa tarde a todos. Marquei esta reunião para verificar o progresso do projeto. Notei que vocês analisaram mais de quinhentas cidades e, como é de conhecimento geral, precisamos selecionar apenas cinquenta cidades nesta primeira etapa do projeto. Vocês já realizaram essa filtragem?

Rene, um dos principais colaboradores e braço direito de Carl, realiza uma apresentação no telão da sala de reuniões, explicando a seleção das cinquenta cidades. Carl ficou muito satisfeito com a apresentação e parabeniza Rene pela clareza e agilidade na escolha das cidades e solicita que ele inclua Flowersville nesta primeira etapa do projeto.

Rene, sem compreender, retruca: "Carl, esta cidade não tem tanta necessidade de sinal Wi-Fi e poderíamos deixá-la para a segunda fase do projeto; existem opções de cidades muito mais carentes.

- Está correto, meu caro Rene. Apesar de não ser tão necessitada, esta na lista entre as cidades carentes e precisamos de cidades com diferentes níveis de carência, do alta ao baixo, para termos um comparativo estatístico nesta fase inicial - explicou Carl.

- Então preciso acrescentar cidades com níveis de carência alto, médio e baixo, é isso? Pergunta Rene.

- Exatamente!

Rene tem mais questionamentos e pergunta: "Carl, por que Flowerville?"

- Intuição. Acho que está cidade nos trará dados interessantes. Responde Carl

Rene reflete em voz alta: - "intuição, sei. Sempre que alguém quer evitar responder, recorre a um termo abstrato para não ter que se explicar".

Carl ri e diz: "Eu ouvi Rene." Ambos riem e Carl finaliza a reunião desejando um bom retorno a todos.

Carl ao retornar para casa em seu luxuoso carro Bugatt, se perde em pensamentos e se pergunta: “intuição, da onde tirei isso”? "Já entendi! Não se trata de intuição. É que o nome Flowersville ficou marcado em minha memória por causa do texto da Isabella".

Antes de indicar Flowersville, Carl teve uma grande sacada com relação ao seu projeto. Analisar os diferentes níveis de carência de sinal wi-fi e conseguir um comparativo estatístico com relação aos investimentos e avanços tecnológicos que as cidades irão receber.

Na semana seguinte, a lista de cidades selecionadas para receber investimentos em avanços tecnológicos da Yeon, foi divulgada pela imprensa internacional. Os jornais de Flowersville mencionaram que a cidade estava entre as escolhidas.

Ao acordar, Isabella leu a notícia que estava em todos os sites e refletiu: "Terei muito trabalho orientando os pais sobre como intervir e monitorar o tempo e o conteúdo online de seus filhos". Ela abriu seu blog para escrever sobre o tema da semana, optando por evitar falar sobre tecnologia, já que este assunto estava sendo amplamente discutido e ela não queria ser repetitiva. O tema em questão era: "É justo se anular para satisfazer as vontades de outra pessoa?" Ela publicou o post e continuou com sua rotina.

Em seu consultório, os pacientes comentavam: "Dra. Isa, você ficou sabendo que a nossa cidade está no roteiro do grande Carl Strong." Isabella responde sem muito entusiasmo: "Sim, vi." A paciente pergunta: "Você não acha incrível? Nossa cidade será reconhecida no mundo todo e terá mais visibilidade."

- O projeto parece promissor e espero que traga benefícios para a cidade. No entanto, os empresários geralmente agem visando algum lucro, então espero que as intenções de Carl sejam positivas - respondeu Isabella.

Enquanto atendia a paciente, Isabella recordou que um perfil falso havia curtido seu post sobre conectividade Wi-Fi com o nome de Carl Strong, mas logo afastou o pensamento, pois havia mais pacientes para atender.

Carl, à noite em sua cama, mais uma vez se esforça para conseguir adormecer e pensa: "já estou pensando em trabalho mais uma vez. Eu fico conectado o dia todo nas máquinas e quando preciso dormir, pareço não conseguir desligar." Ele sentiu angústia ao ter esse pensamento e falou alto: “prefiro trabalhar do que sentir essa angústia”.

As ex-esposas de Carl sempre se queixaram de que ele estava mais dedicado à empresa do que a elas. Nesse instante, Carl refletiu: "Não consigo nem cuidar de mim mesmo, quanto mais de outra pessoa. Mas amanhã vou buscar minha filha na escola para almoçarmos juntos. Preciso ser mais presente para ela, pois não quero repetir a mesma história que meu pai fez comigo, apenas me dando presentes e pouca presença".

Carl recordou o texto que o tocou e decidiu visitar o blog de Isabella, imaginando que ela teria compartilhado algo sobre o "projeto conectar a todos" em Flowerville. No entanto, para sua surpresa, o texto tratava de não se anular para satisfazer os desejos de outra pessoa. Ele leu atentamente e achou a leitura interessante, levando-o a refletir mais uma vez: "Quantas vezes minhas ex-esposas tiveram que se anular para atender aos meus desejos. Quantas vezes meus funcionários tiveram que se anular e trabalhar aos fins de semana ou após o expediente, simplesmente porque eu estava com pressa"... Nesse momento, ele pensou: "É curioso como psicólogos nos fazem ponderar sobre a vida. Acredito que a Senhorita Isabella abordará sobre meu projeto amanhã, talvez trazendo uma crítica que me fará refletir e possivelmente me dará ideias para tornar meu projeto ainda mais impactante".

No dia seguinte, Isabella não fez nenhuma postagem, nem no dia posterior, e só publicou algo cinco dias depois. Carl estranhou e refletiu: "Essa moça deve viver mais o momento presente e menos nas redes sociais, afinal, quem já viu alguém ficar sem postar por cinco dias?". Na quinta-feira, do quinto dia, Isabella fez uma postagem provocativa sobre o projeto de Carl. O texto começava com as palavras: "O mais recente projeto de Carl Strong é intitulado 'conectar a todos', e eu me pergunto: conectar à quê?" E no decorrer no texto ela discursa:

“Não confundam conectar com conexão. Conexão é muito mais ampla que conectar. Conexão é vínculo, união, relação, afinidade e tantas outras coisas boas. Já conectar tem por objetivo ligar pessoas por dispositivos eletrônicos.  Será que a intenção de Carl Strong é conectar pessoas de áreas remotas com os produtos da Yeon... e assim conseguir mais compradores para sua empresa se tornar líder mundialmente na área tecnológica”?

Após a crítica, ela suaviza seu texto e diz:

“Não vejo o Senhor Strong com maus olhos, não o conheço e não sei de suas intenções, mas convido vocês a refletirem e também para que tenham cuidado e não se percam no virtual. A vida real nem sempre é fácil, é cheia de desafios, mas não somos máquinas e precisamos reconhecer e cuidar da nossa condição de humanos.

Não podemos nos conectar a todos de forma irresponsável e esquecer de quem está à nossa volta, como nossos pais, nossos filhos, nossos companheiros, amigos e principalmente a nós mesmos"

Leia este capítulo gratuitamente no aplicativo >

Capítulos relacionados

Último capítulo