8
"Outro forte indício de que os homens sabem a maioria das coisas antes do nascimento é que, quando crianças aprendem fatos com enorme rapidez, o que demonstra que não estão aprendendo pela primeira vez, e sim os relembrando."
Cícero (106 - 43 a.C.)
N
9 O Jornal “O Povo” foi, o mais importante jornal dos farroupilhas e o periódico oficial da República Rio-grandense. Se auto intitulava um "jornal político, literário e ministerial da República Rio-grandense”. Era editado pelo jornalista Luigi Rossetti e organizado por Domingos José de Almeida. 
10 “Estou convencido de que vivemos novamente, e que os vivos emergem dos que morreram, e que as almas dos que morreram estão vivas. As almas, depois de haverem estado no Hades o tempo necessário, são reconduzidas a esta vida em múltiplos e longos períodos."(Sócrates)  
11 Os Imperiais gove
12 (15 de novembro de 1839)A mulher guerreira ficou conhecida por "vivandeira", a "china de soldado", foi a mulher, que acompanhou as tropas em seus deslocamentos e permaneceu nos campos de combate cuidando do soldado. A mulher estancieira foi a mulher, que permaneceu na estância, administrando as lidas campeiras e domésticas, tomando conta do lar, dos filhos, da estância e cuidando dos negócios do homem ausente, que
13 “Os seres humanos que se apegam demasiado aos valores materiais, são obrigados a reencarnar incessantemente, até compreenderem que Ser é mais importante que Ter.”(Buda, 563 - 483 A.C.)No dia 3 de março de 1840 vindo deRio Grande, passando por Caí,Manuel Jorgee sua tropa atacaram Viamão. E muitas estâncias foram saqueadas, inclusive, a d
14 No Brasil do Império, existiram muitos tipos de escravos, para as mais diversas funções, desde criados que ficavam em casa até escravos que faziam funções nas lavouras. Mas existiu um tipo de escravo que trabalhava constantemente nas charqueadas do Rio Grande do Sul. Eles se chamavam escravo de saladeiro, sendo responsável pela salga da carne.A Charqueada era a
15 A alma veste vários corpos em tempos diferentes e a alma, presa ora nesta criatura, ora naquela, assim percorre uma ronda ordenada pela necessidade”.
16 “Cada alma... vem a este mundo fortificado pelas fraquezas ou vitórias da vida anterior. Seu lugar neste mundo, como um vaso escolhido para honrar ou desonrar, é determinado pelos seus méritos ou deméritos. Seu trabalho neste mundo determina a sua vida num mundo futuro”.