Início / Outro / CASAMENTO- A obra prima de Deus / APRENDENDO A VIVER O RENOVO DE DEUS
APRENDENDO A VIVER O RENOVO DE DEUS

APRENDENDO  A VIVER O RENOVO DE DEUS.

Gn 4:25,26

Quando Eva  perdeu seus dois filhos, Abel porque morreu e Caim porque fugiu, ela entra em um estado de tristeza profunda.

Nesse período, EEv fazia apenas lamentar, a bíblia nunca vai nos trazer  esse sentimento mas fica claro quando se é narrada a história.

Quando o personagem bíblico chamado Sete nasce, nós passamos a entender que  o lamento pela morte de Abel  ainda não havia passado, e que  aquela ferida pela morte do filho ainda estava aberta.

 A declaração de Eva  faz clara alusão dizendo: "este se chamará Sete porque o SENHOR  me tem dado em lugar de Abel que  Caim matou." Gn 4:25.

Vou trazer este fato histórico -bíblico, para a vida sentimental e conjugal, é comum a um casal, seja cristão ou não, ao se frustrar em um  relacionamento, resistir a entrar em um outro, isso por causa da ferida aberta pela frustração.

No entanto, o tempo  vai passando e a ferida vai se fechando, mas fica o medo de acontecer o mesmo ou pior num eventual novo relacionamento. 

Nisso aprendemos muito  com esta passagem bíblica, pois a bíblia nos narra que Adão depois de um determinado tempo teve relações com Eva, e ela engravidou, uma conjectura sobre isso,  uma comparação:  Adão vindo de Deus  tipifica a FÉ  no homem,  Eva  vinda de Adão tipifica a razão humana.

  Eva  estava ferida e triste, desolada, eu diria, pela morte de Abel tipificando um relacionamento que não deu certo, juntamente com Caim que  tipifica as partes ruins de um relacionamento,  exatamente a parte que levou ao fim do relacionamento.

A parte que narrativamente sofreu mais foi Eva e não  Adão,  então  quando  a bíblia narra que  Adão  teve relações  com Eva,  eu quero transformar isso em algo aplicável.

Adão tendo relações com Eva, é a fé, a esperança dentro de você, comunicando com sua razão, dizendo que é possível um novo recomeço, não estou romantizando as coisas, porém é interessante pensar que o fim de um relacionamento não é o fim de uma vida, então é possível ter uma vida sentimental bem sucedida após uma decepção.

Quando Adão (fé) teve relações  com Eva  (razão), ela engravidou (desejou ter um novo relacionamento), e nós vamos analisar que  quando Eva engravida ela continua  magoada, destruída, abatida, mas não abre mão de sua gravidez,  assim como  mesmo destruídos por um  namoro, noivado ou afins, que não  deu certo, não devemos desistir do desejo de ter uma relação bem  sucedida.

 Quando o filho de Eva nasce, ela vai dar um  nome peculiar ao garoto, ela vai chamá-lo de Sete, porque Sete ?!

 Sete foi o dia em que  Deus  descansou, eu quero entender como uma mensagem de Eva, dizendo que assim como Deus descansou no dia sete, assim Sete estaria trazendo descanso para seu coração.

Assim como segundo a numerologia bíblica, o sete é o número da perfeição, Sete era perfeito para Eva, levando em conta que  um relacionamento perfeito  não é o que não tem problemas, sim aquele que passa por problemas  mas mesmo assim dá certo até o fim.

Dos sete dias da criação "Deus viu que  era bom", assim como o nascimento  de Sete foi bom para Adão  (fé) e para Eva  (razão).

Veja que aqui está algo interessante específico aos casais cristãos, um bom relacionamento deve ser racional e deve ser bom a sua fé.

Deus não  te obriga a ter um  novo relacionamento, mas sabe o que é melhor para você e te molda, para se tornar receptivo(a) ao agir dEle.

 Eva teve um tempo de sofrimento, e esse tempo de sofrimento se misturou com o tempo de gestação, ou seja, há um tempo de sofrimento mas há também  um tempo de preparo  para receber o "SETE" de Deus  em nossas vidas.

 Em momento algum Eva se mostrou insatisfeita com a gravidez, ela estava sofrendo mas mesmo assim gerou o garoto, e quando ele nasce, Eva vai dizer o que já foi dito acima, "Deus, tem me dado um filho, no lugar de Abel que Caim matou ".

Foi Deus quem deu, não foi escolha de Eva engravidar, mas foi escolha dela o gerar e o dar a luz, o desejo de voltar a amar começa a ser gerado, mas nós escolhemos se geramos esse desejo ou se abortaremos, se escolhermos abortar, perderemos um relacionamento aos moldes de Sete, que foi descanso para alma, foi bom e foi perfeito.

Outro detalhe peculiar é que Eva  não foi restaurada da perda de Abel  quando engravidou, ela foi restaurada  quando a criança  nasceu, ou seja, não seremos restaurados quando começarmos a desejar um novo relacionamento, e sim quando começarmos um novo relacionamento.

Eu não estou dizendo para você começar um relacionamento para tapar buracos.

Eva estava certa de que Abel não voltaria,  que ele era passado, assim também nós,  devemos antes, ter certeza de que o relacionamento  frustrado se foi para iniciar outro!

A Bíblia narra a descendência de Sete e a de Caim, em certo ponto da história, a genealogia de Sete e a de Caim cita dois nomes em comum, Enoque e Lameque.

Isso em minha conjectura tipifica as semelhanças do relacionamento frustrado com o novo, daí você pensa:  está acontecendo igual com fulano, vai acabar a mesma coisa.

 Então vem o medo, mas veja que  o Enoque da linhagem de Caim foi ilustre mas não se sabe nada sobre ele, ou seja, o que  passou  no relacionamento passado não  deve ser lembrado, então deixe o passado no passado.

Contudo o Enoque da linhagem de Sete andou com Deus, e Deus o tomou para si, ou seja, o relacionamento quando tem Deus como Senhor vai bem, e Deus o toma para si, no sentido de guardar e o guiar.

Já com relação a Lameque, o da linhagem de Caim teve duas mulheres, isso tipifica as indecisões no relacionamento  passado, e ele também matou dois homens, isso tipifica insensibilidade no relacionamento passado.

Contudo o Lameque da linhagem de Sete teve uma só mulher, tipifica mente centrada naquilo que realmente quer, ele foi pai de Noé, e através desse filho Deus salvou a raça humana, simbolizando que as atitudes corretas é a salvação do futuro do casal.

Quero dizer com isso que algumas coisas podem até se parecer entre os relacionamentos, mas o resultado deles podem ser diferentes, um pode ter te destruído mas o outro pode te tornar uma pessoa melhor, a escolha é nossa, lutar ou pular fora... pagar pra ver ou fazer acontecer.  Fica a dica.


Leia este capítulo gratuitamente no aplicativo >

Capítulos relacionados

Último capítulo